Home » Retiro mensal » Re – despertar o chamado

Re – despertar o chamado


Administrador A.O. | 26 junho, 2019

COMPARTILHE ESTA PAGINA


A vocação de Pedro, o príncipe dos apóstolos, aconteceu progressivamente através de uma sucessão de encontros com o Mestre, até que definitivamente “ele deixou tudo e passou a seguir Jesus” (Lc. 5,11).
Nesse ano, estamos meditando em nossos retiros mensais o despertar vocacional, um caminho de escuta, resposta e missão. Vamos nesse encontro refletir sobre o chamado de Pedro.

• MATERIAL PARA ESSE RETIRO

Bíblia e caderno de oração.

• AMBIENTAÇÃO

Para seu retiro, escolha um lugar tranquilo e silencioso. Coloque-se numa posição, de preferência sentado, que favoreça seu corpo para a oração. Respire profundamente.
Faça o sinal da cruz sobre seu corpo e consagre esse tempo de oração a Deus.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Reze esta oração vocacional abrindo- se generosamente a Deus e a sua santa vontade: “Senhor da messe, Pastor do rebanho, faz ressoar em meus ouvidos teu forte e suave chamado: “Vem e segue-me!”.

Derrama sobre mim o teu Espírito, que Ele me dê sabedoria para ver o caminho, e generosidade para seguir tua voz! Senhor, que a messe não se perca por falta de operários! Que o rebanho não pereça por falta de Pastores!
Por isso, chama-me para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-me a responder: “SIM”. – Amém”. Toda oração é ouvida e respondida por Deus. Faça silêncio interior e ouça o Senhor.

• LEITURA

A vocação de Pedro foi paulatina, deu-se através de vários acontecimentos.
Vamos a eles! Leia o Evangelho de Jo. 1,40-42 e veja como foi o primeiro encontro entre Pedro e Jesus. Agora leia Lc. 4,38-41 e perceba que Jesus entra na casa de Pedro e este vê o primeiro milagre de Jesus ao curar sua sogra.

Leia em seguida Mt. 4,18-22 e note que Jesus chama Pedro quando estava trabalhando, ele era pescador. Finalmente leia Lc. 5,1-11 e veja que Pedro assume seu chamado ao deixar o Carpinteiro de Nazaré fisgar seu coração de pescador.
Leia novamente os textos bíblicos e coloque-se no lugar de Pedro. Perceba sua reação, dúvidas, lentidão, e finalmente, sua entrega incondicional.

• MEDITAÇÃO

Jo. 1,40-42: Pedro foi levado pelo seu irmão André até Jesus. Já nesse encontro Jesus dá as notas essenciais da vocação e missão de Pedro. Reze pela pessoa que levou você para conhecer Jesus pela primeira vez. Relembre esse encontro. Quais foram suas reações? Você percebe algum traço de vocação através desse encontro? Lc. 4,38-41: Pedro fica admirado com o milagre que Jesus realizou ante seus olhos.

Ele passa a crer em Jesus como um grande homem enviado por Deus. Quais foram os acontecimentos que você viu Jesus realizar e lhe causou admiração, fé, adesão, ou outra reação semelhante?
Mt. 4,18-22: Jesus vai até onde Pedro trabalha, chama a segui-Lo com uma missão de resgatar almas para Deus. Em sua profissão/trabalho, tem lugar para Jesus?
Você já consagrou sua profissão para o serviço de resgatar almas?

Lc. 5,1-11: Finalmente Pedro “cai em si” e através da “pesca milagrosa” ele percebe que Jesus não é apenas um simples carpinteiro, ou mestre que ensina coisas ou um milagreiro que realiza maravilhas. Ele é o Senhor, diante do qual ele tinha de se curvar, reconhecendo a própria indigência: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”. Esse foi o re-despertar do chamado de Pedro (Jo. 1,42; Mt. 4,19).

• ORAÇÃO

Assim como a vocação de Pedro foi acontecendo aos poucos até que finalmente ele se dá conta do grandioso chamado e da missão que Jesus lhe atribuía, coloque-se no lugar de Pedro, como uma pessoa simples e trabalhadora, e agradeça a Deus pela sua profissão/trabalho, família e amigos.

Coloque-se a disposição de Jesus, ao seu chamado; renuncie às práticas, sentimentos, pensamentos que lhe impedem de seguir o Mestre como Ele deseja. Permita que Jesus reanime sua vocação, desperte o desejo de entregar-se ainda mais a Ele e a missão que lhe foi confiada.
Agradeça e louve ao Senhor pelas maravilhas que Ele pode realizar através do seu “sim” generoso.

• CONTEMPLAÇÃO

No silêncio do seu coração contemple a obra que Deus está fazendo em você. Perceba a mão de Deus que guia e age através dos acontecimentos de sua vida. Veja que você já mudou, pela graça de Deus, desde quando você o “viu” pela primeira vez. Deixe Deus tomar posse de você agora. “Ele te ama” e só isso basta!

Marcos R. de Oliveira
Consagrado Comunidade Alpha e Ômega

Deixe um comentário

Current month ye@r day *