Home » Destaques » O ápice da liberdade é dizer SIM a Deus

O ápice da liberdade é dizer SIM a Deus


Administrador A.O. | 29 outubro, 2019

COMPARTILHE ESTA PAGINA


O drama do ser humano consiste precisamente na dificuldade de confrontar a nossa vontade com a verdade do que Deus pensou para cada um de nós.

Nossa história humana dos inícios está manchada pelo abuso da liberdade criada, pela tensão em emancipar-se da vontade divina (autossuficiência e autonomia, pecado original). E assim não se encontra a verdadeira liberdade, mas opõe-se à verdade e falsifica-se as nossas realidades humanas. Falsifica-se sobretudo as relações fundamentais com Deus, entre o homem e a mulher, entre os homens e a terra.

Este defeito herdado foi aumentando e agora é visível em toda parte. Mas sabemos que existe um novo início na história, é a história em Jesus Cristo, Aquele que é homem e Deus. Com Jesus, que vem de Deus, começa uma nova história formada pelo seu SIM ao Pai, por isso fundada no amor e na verdade.

Como entrar nesta nova história? A resposta fundamental de todo Novo Testamento é: por obra do Espírito Santo, o Espírito de Cristo ressuscitado. Este Espírito criou no Pentecostes o início da nova humanidade, da nova comunidade, a Igreja, o Corpo de Cristo.

O Espírito de Cristo serve-se de dois elementos de agregação visível: da Palavra e dos Sacramentos, de modo particular do Batismo e da Eucaristia.

A fé vem da escuta. Quando Maria escutou a vontade de Deus, trazida pelo anjo, ela responde o seu SIM. Em Romanos 10,13 e 15 temos: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Porém como invocarão aquele em quem não tem fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? E como pregarão se não forem enviados?”. Como está escrito: “Quão formosos são os pés daqueles que anunciam a Palavra de Deus.”

Precisamos assumir esta missão salvadora. Inicialmente acolhê-la e vivê-la para, com autoridade, anunciá-la.

É um direito de todos os homens da face da terra conhecer o Amor e a Salvação que vem de Deus em seu único Filho e Nosso Senhor Jesus Cristo. A resposta de cada um está em sua liberdade de acolher ou não a Palavra.

Rezemos para que os ouvidos dos corações se abram para a Escuta de Deus. Precisamos assumir o anuncia e a vivência da Palavra de Deus para depois levá-la aos demais.

Maria Francisca Crocoli Longhi
Fundadora Comunidade Oásis

Deixe um comentário

Current month ye@r day *