Home » Liturgia » Evangelho (Lc 14,12-14)

Evangelho (Lc 14,12-14)


Administrador A.O. | 5 novembro, 2018

COMPARTILHE ESTA PAGINA


E disse também a quem o tinha convidado: «Quando ofereceres um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes podem te convidar por sua vez, e isto já será a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois estes não têm como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos».

Meditação: Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos

No evangelho de hoje, Jesus tem dois ensinamentos pra você. O primeiro é esse: Não queira ser mais do que os outros.
O espírito do evangelho é a fraternidade, a cooperação, o acolhimento e valorização de cada um. Foi isso o que Jesus ensinou: somos irmãos, dependemos uns dos outros. Não queira ser mais do que os outros.

Jesus notou, naquela refeição na casa do fariseu, que os convidados eram os irmãos e parentes do dono da casa, seus amigos e vizinhos ricos. Isso mostra uma mentalidade: a comemoração do seu próprio status, a bajulação dos ricos, a exclusão social. É o espírito do mundo. O espírito do Reino é outro: a busca de inclusão dos pobres, dos mais sofridos, a valorização dos pequenos. Na cerimônia do seu casamento, não se esqueça dos parentes mais humildes. No seu colégio, não deixe as crianças pobres sem lanche. Na liturgia de sua igreja, lembre-se dos que infelizmente não sabem ler. No seu almoço de domingo, partilhe sua comida com quem passa a semana com fome.

Pe. João Carlos Ribeiro

Deixe um comentário

Current month ye@r day *