Home » Liturgia, PRINCIPAL » Evangelho (Jo 3,13-17)

Evangelho (Jo 3,13-17)


Administrador A.O. | 14 setembro, 2018

COMPARTILHE ESTA PAGINA


Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.

Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho Unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

Meditação:

A cruz de Jesus Cristo é levantada sobre o mundo para que todos a vejam e nela contemplem aquele que entregou a sua vida por amor. Infelizes, esquecidos, desgraçados sentem-se amados e compreendidos por quem a eles se assemelha.

Não se sentem condenados. Sentem-se salvos, pois, para tanto, Deus enviou seu Filho ao mundo. Sobre o orbe que gira está fixada uma cruz. Como Moisés levantou a serpente no deserto, nesta cruz se levanta o Salvador, içado no madeiro para abraçar com braços abertos o mundo inteiro. Instrumento de martírio, a cruz é hoje exaltada.

Neste sinal vence quem crê, e quem não crê pode vencer por ignorar quem é que pende desta cruz; vencendo, porém, por um modo que só Deus sabe. Santa Helena, mãe do imperador Constantino, encontrou a relíquia da cruz e nesse dia foram consagradas a Basílica do Martírio e a Basílica da Ressurreição, em Jerusalém. Com solenidade era apresentada a relíquia da Santa Cruz.

Muita coisa é lendária, muita coisa é histórica. O certo, no entanto, é que pelo sinal da santa Cruz, Deus, nosso Senhor, nos livra dos nossos inimigos, e o inimigo maior é o que nos leva à prática do mal. A cruz do Senhor é nossa luz. Adoramos o Cristo que pela santa cruz remiu o mundo. Cubramo-nos com o sinal da nossa salvação, fazendo muitas vezes o sinal da cruz.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas.

Deixe um comentário

Current month ye@r day *