Home » Notícias » Caritas do Quirguistão entra na família da Caritas Internacional

Caritas do Quirguistão entra na família da Caritas Internacional


Administrador A.O. | 14 junho, 2019

COMPARTILHE ESTA PAGINA


O reconhecimento oficial da Caritas Quirguistão no seio da Caritas Internacional significa muitíssimo para nós, porque nos faz sentir pertencentes a uma grande família e nos oferece maiores oportunidades de servir os mais necessitados do nosso país.
Iniciamos o processo de filiação em 2015, participando de numerosos seminários e cursos de formação organizados pela Caritas Ásia e dando impulso a formas de cooperação com os organismos dos outros países. Paralelamente, preparamos e enviamos à Secretaria Geral todos os documentos necessários. A solicitação foi votada e a maior parte dos membros se expressou a nosso favor.”

É o que declara o vice-diretor da Caritas no país da Ásia Central, Sher Abdugapirov, na sede do organismo caritativo da Igreja em Jalal-Abad, confirmando a recente filiação da organização quirguiz à Caritas Internacional.

Um longo percurso

O reconhecimento, concretizado em janeiro de 2019, foi anunciado em maio passado em Roma durante a XXI Assembleia Geral da Caritas Internacional. Abdugapirov explica ainda:

“O percurso de afiliação poderia parecer simples, mas é a síntese de um longo e duro trabalho. Sem a ajuda de algumas pessoas teria sido impossível completar essa missão. Queremos agradecer, de um lado, ao cardeal Tagle, Michel Roy e Aloysius John, respectivamente, presidente, ex e atual secretário geral; de outro lado, ao arcebispo Isao Kikuchi e Zar Gomez, ou seja, o ex-presidente e o atual coordenador regional da Caritas Ásia. Trabalharemos para retribuir a confiança de todos aqueles que votaram pela nossa adesão.”

Objetivos futuros

“Temos grandes objetivos para o futuro. O primeiro é construir uma estrutura organizativa forte: continuaremos trabalhando para aumentar a nossa capacidade e o nosso potencial, melhorando também os padrões de gestão. O segundo é oferecer um serviço sempre melhor a todas as pessoas, especialmente aos pobres, para promover a justiça social e para proteger a nossa Terra”, conclui.

Origens em 2011

A Caritas quirguiz deve suas origens à criação, em 2011, da Organização não-governamental “Luz de Amor”: a decisão de empreender um caminho de inserção no organismo pastoral e caritativo dos Bispos nasceu em seguida após a participação em um novo encontro organizado pela Caritas Ásia em 2014 em Almaty, no Cazaquistão.

Há atualmente no Quirquistão três paróquias nas cidades de Bishkek – a capital –, Jalal-Abad e Talas, mas muitas pequenas comunidades são distribuídas nas zonas rurais do país. Os católicos do lugar podem contar com a assistência espiritual de sete sacerdotes, um religioso e cinco irmãs franciscanas.

(Fides)
Vatican News

Deixe um comentário

Current month ye@r day *