Home » Retiro mensal » A luz veio ao mundo

A luz veio ao mundo


Administrador A.O. | 11 dezembro, 2018

COMPARTILHE ESTA PAGINA


Queridos irmãos e irmãs, chegamos ao final de um ano e ao começo de um novo. Somos convidados a lançar um olhar ao passado e fazer uma revisão de vida. Reconhecer nossas falhas para pedir perdão e recomeçar, mas também, com alegria, reconhecer nossos acertos para elevar a Deus nossa ação de graças. Por isso, sinta-se convidado a pedir nesse retiro pessoal de dezembro que a Luz de Deus ilumine seus atos,palavras,pensamentos e sentimentos na perspectiva do autoconhecimento.

• MATERIAL PARA ESSE RETIRO

Bíblia, caderno de anotações e vela.

• AMBIENTAÇÃO

Escolha um ambiente silencioso que favoreça sua oração. Inicie com o sinal da cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Acenda a vela cantando: “Ó luz do Senhor que vem sobre a terra, inunda meu ser,permanece em nós. Ó luz do Senhor que vem sobre a terra, vem nos visitar com o seu resplendor”.
Feche seus olhos e continue cantarolando, sentindo que a Luz de Deus está te iluminando.

• LEITURA

Tome a Palavra de Deus e abra no Evangelho de São João, capítulo 3, versículos de 19 a 21. Leia pausadamente cada versículo. Qual é o julgamento que a Palavra está se referindo?

De que luz o texto está falando? Quem são os homens? Quais são as obras más? O que é praticar a verdade?
Faça novamente a leitura, saboreando cada palavra.

• MEDITAÇÃO

A luz precisa de uma fonte para existir. Assim como a luz da vela provém da chama, a luz do planeta provém do sol, assim também a luz da alma provém de Deus. Só Ele pode iluminar o interior de cada ser humano e revelar seus pensamentos, sentimentos e intenções.Nem todo ato bom provém de uma reta intenção; nem todo sentimento ruim promove uma má ação; nem todo pensamento positivo conduz ao êxito.
O que o texto bíblico de João 3,19-21 está falando para você? Quais são suas obras, pensamentos, sentimentos e intenções que neste ano te levaram para a luz, e quais te ocultaram nas trevas?

• ORAÇÃO

O medo de ser punido, reprovado, não amado, não aceito pelos outros, faz o ser humano esconder seus erros e defeitos. Ao contrário, o desejo de valorização, reconhecimento, aceitação, entre outras motivações, faz a pessoa manifestar seus dons, talentos e qualidades.

Mas só Deus, luz verdadeira e fonte da luz, pode iluminar o que está oculto e revelar a verdadeira intenção do coração. Tudo de bom e ruim que existe no interior do coração torna-se claro diante de Deus.A oração nasce como fruto da meditação. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado. Através do Espírito Santo, nos é suscitado o louvor, a súplica, a oração penitencial, a oferta. Portanto, que resposta, diante desse texto de João, você pode dar a Deus?

CONTEMPLAÇÃO

Após a leitura da Palavra citada e confrontá-la com a própria vida; após o diálogo na oração com Deus, agora nada mais resta senão deixar o próprio Senhor agir. É preciso silenciar diante da presença de Deus e permitir que sua ação receba a nossa oração e nos leva ao Seu coração.

Ao final desse retiro anote no seu caderno os desafios, sentimentos, apelos, propósitos e decisões que foram despertados e leve para sua vida pessoal os melhores frutos de hoje.

Marcos Roberto de Oliveira

Deixe um comentário

Current month ye@r day *