Home » Retiro mensal » A cura do olhar

A cura do olhar


Administrador A.O. | 12 novembro, 2018

COMPARTILHE ESTA PAGINA


Queremos percorrer um caminho de intimidade com Deus. Por isso, convidamos você ao retiro pessoal mensal,onde, com toda a Comunidade Alpha e Ômega, trilhamos um caminho espiritual orientado pela Carta “Contemplai” do Cardeal João Braz de Aviz.

• MATERIAL PARA ESSE RETIRO

Bíblia e caderno de anotações.

• AMBIENTAÇÃO

Busque um lugar tranquilo e agradávelque o ajude a se concentrar. Encontre uma boa e confortável posição corporal. Faça silêncio, respire lentamente e suavemente. Tome consciência de que você está na presença de Deus.
Inicie com o sinal da cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Agora, sem pressa, meditando em cada palavra, reze: “Vinde Espírito Santo…”. Faça silêncio.

• LEITURA

Tome a Palavra de Deus e abra no Evangelho de São Marcos, capítulo 8, versículos de 22 a 25. Leia pausadamente cada versículo. Faça novamente a leitura, saboreando cada palavra e repita três vezes aquele versículo que mais lhe “tocou”.

• MEDITAÇÃO

Um fecundo caminho para percorrer no exercício contemplativo é aquele que chama à proximidade. É o caminho do encontro, em que os rostos se buscam e se reconhecem. Cada rosto humano é único e irrepetível.Por isso temos necessidade de pedir a Deus que cure a miopia de nossos olhos e não deixe que nosso olhar se firme em superfície onde a mediocridade, a superficialidade e a divergência encontram morada: “Deus limpa,a graça, enriquece e ilumina a alma comportando-se como o sol, o qual, com os seus raios, enxuga, esquenta, embeleza e ilumina” (São João da Cruz).
Fale com Deus, em oração entregue a ele seu olhar, como você vê as pessoas, as coisas e as situações da sua vida. Peça a cura do seu olhar.

• ORAÇÃO

A pessoa contemplativa se exercita para olhar com os olhos de Deus até ver o invisível (Hb. 11,27), isto é, a ação e a presença de Deus. O papa Francisco convida-nos a ser os olhos para o cego, o pé para o coxo, a palavra para o mudo, o pai para o órfão, o próximo para quem está sozinho, reconhecendo neles a imagem de Deus.
Procure estar atento a voz de Deus, o que Ele lhe fala. Qual é a área da sua vida que Ele lhe pede um novo olhar? Qual a pessoa que mais você critica? Peça a Deus a cura do seu olhar para ela. “Ensina-me, Senhor, a olhar com os teus olhos”. Reze com esta frase várias vezes.

• CONTEMPLAÇÃO

Os cristãos “são, antes de tudo, místicos com os olhos abertos. A sua mística não é uma mística natural, sem rosto. É, ao invés, uma mística que busca o rosto, que leva ao encontro com quem sofre, ao encontro com o rosto dos infelizes e das vítimas. Os olhos abertos e vigilantes tecem em nós a indignação contra o absurdo de um sofrimento inocente e injusto”. Somente o amor é capaz de olhar para aquilo que está escondido. Os homens serão sempre homens e não árvores; as coisas serão sempre coisas e não pessoas; os animais serão sempre animais.Portanto, ame as pessoas e cuide bem das coisas, e que Deus seja tudo em todos.

Marcos Roberto de Oliveira

Deixe um comentário

Current month ye@r day *