Home » Retiro mensal » A Beleza é “Esplendor da Verdade”

A Beleza é “Esplendor da Verdade”


Administrador A.O. | 16 outubro, 2018

COMPARTILHE ESTA PAGINA


Seja bem-vindo ao retiro pessoa mensal, onde, com toda a Comunidade Alpha e Ômega, trilhamos um caminho espiritual orientado pela Carta “Contemplai” do Cardeal João Braz de Aviz.

• MATERIAL PARA ESSE RETIRO

Bíblia, caderno de anotações e um espelho.

• AMBIENTAÇÃO

É importante que você encontre um lugar silencioso e que não seja interrompido nesse tempo de oração.
Inicie com o sinal da cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Agora peça que o Espírito Santo o conduza nessas linhas a seguir com uma santa meditação e contemplação rezando: “Vinde Espírito Santo…”. Faça silêncio por alguns minutos.

• LEITURA

Tome a Palavra de Deus e abra na Carta aos Hebreus, capítulo 4, versículo 13. Leia por quatro vezes em voz alta; e na última vez, feche seus olhos e recolha esse texto no silêncio do seu coração. Respire suavemente e deixe-se penetrar pelo Espírito de Deus.

• MEDITAÇÃO

Você está sob o olhar de Deus que é amor. Esse olhar não é de acusação, mas de revelação. É esse olhar que revela quem sou eu, minha verdade. A Palavra nos vê, nos observa, refere-se a nós, nos interpela e nos envolve, os seus olhos são como chama de fogo (Ap. 19,12). A BELEZA É “ESPLENDOR DA VERDADE” O que o Senhor te fala? Qual é a verdade a seu respeito que Ele revela?

Para melhor ajudar nessa meditação, pegue seu espelho e veja seu rosto, olhe nos seus olhos. A visão sobre si, ainda que externa, traz sua verdade mais profunda diante de Deus. Olhe sem medo de ser acusado, pois Deus não acusa, Ele revela a verdade sobre você.
Permaneça alguns minutos, sem pressa, nesse exercício.

• ORAÇÃO

Santa Teresa d’Ávila recorda: “Não chamo na verdade oração aquela daquele que não considera com quem fala, que é quem fala, o que pede e a quem pede”. Ou seja, na oração não nos relacionamos com uma ideia, ou ilusão, mas com uma Pessoa (Jesus) que nos ama e nos revela a nós mesmos.

Escreve Isaac de Nínive: “Aquele que foi tornado digno de ver a si mesmo é maior do que aquele que foi tornado digno de ver os anjos [...] Aquele que é sensível aos seus pecados é maior do que aquele que ressuscita os mortos com a sua oração”. Portanto, fale com o Senhor e ouça sua voz no interior do seu coração. “Põe os teus olhos somente nele [...] se põe os teus olhos nele, ali encontrarás o Tudo” (S. João da Cruz).

• CONTEMPLAÇÃO

Aquieta o seu coração e contempla a sua beleza, obra das mãos do Criador.
Só o Amor pode modelar o barro mais duro e fazer-nos semelhantes a Ele. Feche seus olhos e como num espelho do Espírito contemple sua beleza, reflexo da beleza de Deus que é amor. Repouse nos braços do Amor e irradie para o mundo os raios dessa caridade.

Marcos Roberto de Oliveira

Deixe um comentário

Current month ye@r day *