Irmãos e irmãs, estamos no início de um novo ano. Isso me recorda o livro do Apocalipse 21,5: “Eis que eu renovo todas as coisas”, ou seja, tudo pode ser renovado por Deus, sua esperança, sua fé, seu amor… tudo! Precisamos estar atentos e abertos ao inesperado de Deus para esse novo ano e pedir “mostra-me, Senhor, os teus caminhos”.
Estamos no ano vocacional, por isso,vamos percorrer nesses retiros mensais um caminho de despertar vocacional,uma escuta sincera ao chamado amoroso de Deus.
• MATERIAL PARA ESSE RETIRO
Bíblia, caderno de anotações e vela.
• AMBIENTAÇÃO
Escolha um lugar, de preferência tranquilo e silencioso, que favoreça a oração sem interrupções. Sugestão: seu quarto, uma capela, ou outro lugar adequado.
Faça o sinal da cruz sobre seu corpo (pode ser cantado) e consagre esse tempo de sua oração a Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Peça a presença do Espírito Santo rezando: “Vinde Espírito Santo…”. Faça silêncio por alguns minutos acolhendo a presença do Espírito Santo como hóspede da sua alma.
• LEITURA
Tome a Palavra de Deus e abra no Evangelho de São Mateus, capítulo 4, versículos de 18 a 20. Leia pausadamente cada versículo. Imagine a cena onde Jesus caminha pisando na areia do mar; o momento em que Jesus vê os seus futuros discípulos; eles estavam trabalhando, lançando a rede ao mar; imagine a reação de cada um quando Jesus disse-lhes: “Vinde após mim e “MOSTRA-ME, SENHOR, OS TEUS CAMINHOS!” vos farei pescadores de homens”; e ainda, imagine eles abandonando as redes para seguir o Mestre.
• MEDITAÇÃO
Quando Jesus chamou os seus apóstolos,Ele entrou no ambiente deles. Assim também Jesus faz conosco ainda hoje para nos chamar a segui-Lo. Qual é o mar da Galileia que Jesus caminha hoje? Qual é a rede que você lança nesse mar? Você consegue ouvir a voz do Mestre te chamando no meio da sua profissão? Quais são as redes que você precisa abandonar para seguir Jesus?
Se o coração estiver ancorado nos bens terrenos, nas pessoas ou em si mesmo, dificilmente reconhecerá a voz do Senhor. Portanto é preciso se distanciar das vozes que nos seduzem para outros caminhos que não levam a Deus e nos aproximar daquela voz que por ela “tudo abandonamos a fim de ganhar Cristo e estar com Ele” (Fil. 3,8).
• ORAÇÃO
Jesus está ao seu lado, ou melhor, em seu interior. Basta silenciar o coração e deixar que ele fale: “Vem, segue-me e ide” (Mt 4,19.20;28,19), “VEM, SEGUE-ME E IDE”, é o lema de Cristo para a radicalidade do apostolado do Reino de Deus.
“Quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus” (Lc 9,62). “Sê fiel até à morte, e eu te darei a coroa de vida” (Ap 2,10).
Apresente a Jesus em oração os seus medos, suas redes, seus barcos, ou seja, tudo que está ligado a você e que podem estar impedindo uma resposta amorosa ao chamado de Deus em sua vida.
• CONTEMPLAÇÃO
É preciso silenciar diante da presença de Deus e permitir que sua ação receba a nossa oração e nos leva ao Seu coração.
Deixe Deus tomar posse de você agora.
“Ele te ama” e só isso basta!
Marcos Roberto de Oliveira